Uma análise do artigo “Formatos da publicidade digital: evolução histórica e aprimoramento tecnológico”

Achei muito pertinente esse artigo como instrumento de discussão para os dias atuais, principalmente nessa segunda geração digital em que estamos vivendo, trata-se de um trabalho de comunicação submetido no 7º Encontro Nacional de História da Mídia, apresentada na Universidade de Fortaleza (Unifor), em Fortaleza (CE), em agosto de 2009, por Monica Franchi Carniello – Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC-SP, professora-pesquisadora da Universidade de Taubaté  e Francisco de Assis – Mestrando em Comunicação Social – UMESP. E este trabalho discorre sobre a abertura comercial da internet, da década de 1990, trazendo consigo novas possibilidades de comunicação, na qual os profissionais da publicidade passaram a contar com uma nova mídia e possibilitando a criação de novos formatos para esse novo espaço online. Mas o objetivo principal desta investigação foi de observar a evolução dos formatos de publicidade online utilizados pelos portais Terra e UOL desde o ano de início das suas atividades até o ano de 2008. Obviamente que foi constatado mudanças em seus formatos de anúncios, acompanhando o aperfeiçoamento do design e usabilidade dos portais. Um dos aspectos relevantes é o próprio espaço dedicado aos anúncios, que aumentou de forma considerável no decorrer dos anos, fato que revela uma adesão maior dos anunciantes à publicidade veiculada na web. Principalmente por conta do consumidor que passou adotar novos padrões nessa chamada cultura digital. De acordo Carniello e Assis (2009):

[…] a publicidade passou a ocupar um papel fundamental na sociedade contemporânea e se desenvolveu paralelamente às tecnologias da comunicação, chegando a um ponto no qual a maioria dos estímulos visuais que cercam as pessoas possui finalidade mercadológica.

Esse processo foi intensificado com o surgimento da internet, pois é nesse meio virtual que se consegue reunir vários outros tipos de atividades em um único lugar, aumentando assim o tempo de permanência dos usuários. Também foi verificado nesse estudo, que publicidade teve que se adaptar a esse novo cenário, principalmente na criação de novos formatos publicitários, tanto para as mídias existentes quanto para as mídias digitais. E o crescimento do volume de investimento em publicidade na internet no Brasil aumentou de 164 (2003) para 987 (2009). E uma das formas de acompanhar esse crescimento da web, é acompanhar também a evolução dos formatos de publicidade que foi gerado nesse meio. Com isso, alguns formatos para a internet começaram a ser padronizados, mesmo que a possibilidade de formatos sejam muitas. Mas, por se tratar de uma atividade comercial, a padronização foi necessária:

Os principais formatos de peças publicitárias online são:

  • banner
  • botão
  • patrocínio (sponsoring)
  • link patrocinado (search)
  • e-mail marketing e newsletter
  • classificados
  • rich media
  • indicação de clientes
  • propaganda em local determinado (slotting fee)
  • hot-site
  • pop-up
  • floater ou layer
  • advergame
  • skyscraper
  • supersticial

Em alguns casos, a nomenclatura varia, porém são mantidas as características do formato. E a tendência é que essa variedade aumente, principalmente por conta dos usuários exercerem também o papel de criadores e a necessidade do veículo em adaptar as demandas do mercado.

Verificou-se que o espaço e a variedade de formatos destinados à publicidade hoje é consideravelmente muito maior do que no ano de 2000, demonstrando assim uma aceitação maior dos anunciantes. Foi observado também que os formatos publicitários com extensão swf (flash), ainda não era explorado até o ano de 2002. E a partir da implantação do uso do flash, surgem formatos mais dinâmicos e interativos .

Quando a internet comercial chegou ao Brasil em 1995, as próprias agências de publicidade precisaram de um tempo para se adaptar com essa nova era digital que acabará de surgir e inserir essa nova mídia em sua estratégia de comunicação.

Percebe-se que a partir do ano de 2000, a evolução dos formatos de publicidade de Internet é mais evidente. A cada dia surgem novas possibilidades incorporada com as inovações tecnológicas. Acredito que a tendência é o surgimento de uma terceira geração de serviços na internet, conhecida como WEB 3.0.

CONFIRA O ARTIGO COMPLETO AQUI.

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