1º P: A Língua do P no Marketing Digital

Pagopora pavampos pafapar paa pinlin puagua podo Pêpê (Agora vamos falar a língua do Pê). Brincadeiras a parte, nesse semestres estaremos estudando os 8 Ps do Marketing Digital (Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão) que constitui em sua metodologia um processo circular que se inicia no consumidor e termina no consumidor, alias, é um processo que não se finaliza, pois necessita esta sempre em mutação em detrimento desse mundo digital em que vivemos. Propõe portanto, de um método a ser testado por empresas para melhorar seu desempenho a cada nova ação de acordo à sua meta. Lembrando que nesse cenário é o consumidor que decide para onde a Internet caminha. E nos dias de hoje, o que as empresas menos querem é perder dinheiro por conta de mero detalhes, e minimizar esses riscos virou prioridade. E o uso correto dos 8 Ps do Marketing Digital como estratégia, consegue aproximar a realidade das empresas ao mundo virtual.

E para começar, iremos falar a respeito do Primeiro P: Pesquisa. Em síntese seria como descobrir e ser descoberto por quem quer comprar seu produto ou serviço. Já sabemos que para comunicar de forma eficaz precisamos comunicar, persuadir e vender, mas antes de tudo isso, primeiramente tem outro elemento importante que é de conhecer profundamente pra quem você comunicará sua marca e seus produtos ou serviços. Afinal, o consumidor da atualidade esta munido de muita tecnologia da informação e com as ferramentas a sua disposição de forma mais acessível de que um tempo atrás (Google, Youtube, Twitter, Facebook). Agora esse consumidor que participar de todos os processos e experiências, mas a medida que ele faz isso, acaba deixando “rastros”. E diferente de todos os outros ambientes, esses “rastros” deixados na Internet podem ser medidos, lidos e pesquisados, ou seja, é tudo que as empresas precisam saber para fazer uma segmentação mais precisa. Como disse Eric Schimidt na época executivo-chefe do Google:“Nós sabemos onde você está. Sabemos onde você esteve. Podemos mais ou menos saber o que você está pensando”. Parece até assustador essa afirmação, mas o comportamento do consumidor no mundo online que agora tem muito mais liberdade e poder, molda o comportamento dele na vida real e vice-versa.

Portanto o Primeiro P, de Pesquisa, é o primeiro passo para a elaboração de qualquer projeto digital. É  nele que acaba descobrindo fatos que até então não imaginava sobre o seu consumidor. Para ter sucesso nessa fase, devem ser direcionadas todos os esforços em busca do consumidor e o que ele está procurando o que deseja. A internet agora não tem mais a vez do “achismo”, todas as decisões são feitas baseadas em números e métricas. Será nesse P que deverá ser estudado como o público-alvo pesquisa o seu negócio no Google, que palavra-chave foi empregada, a meta aqui, é ficar em primeiro lugar nos mecanismos de busca do Google para ganhar mercado. Vale lembrar que todos os usuários da internet necessariamente não consiste o seu público-alvo, e sabendo disso o quanto antes, consiguirá atingir com uma comunicação mais correta esse público. Recaptulando:  pesquise os usuários da internet, escolha o segmento e personalize soluções e comunicações especificas para o seu público-alvo. Antes  as empresas ameaçavam o consumidor em colocá-lo no SERASA, hoje o consumidor é que ameaça em colocar no Twitter.

Fonte: Os 8 Ps do Marketing Digital  (Conrado Adolpho)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s