1º P: A Língua do P no Marketing Digital

Pagopora pavampos pafapar paa pinlin puagua podo Pêpê (Agora vamos falar a língua do Pê). Brincadeiras a parte, nesse semestres estaremos estudando os 8 Ps do Marketing Digital (Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão) que constitui em sua metodologia um processo circular que se inicia no consumidor e termina no consumidor, alias, é um processo que não se finaliza, pois necessita esta sempre em mutação em detrimento desse mundo digital em que vivemos. Propõe portanto, de um método a ser testado por empresas para melhorar seu desempenho a cada nova ação de acordo à sua meta. Lembrando que nesse cenário é o consumidor que decide para onde a Internet caminha. E nos dias de hoje, o que as empresas menos querem é perder dinheiro por conta de mero detalhes, e minimizar esses riscos virou prioridade. E o uso correto dos 8 Ps do Marketing Digital como estratégia, consegue aproximar a realidade das empresas ao mundo virtual.

E para começar, iremos falar a respeito do Primeiro P: Pesquisa. Em síntese seria como descobrir e ser descoberto por quem quer comprar seu produto ou serviço. Já sabemos que para comunicar de forma eficaz precisamos comunicar, persuadir e vender, mas antes de tudo isso, primeiramente tem outro elemento importante que é de conhecer profundamente pra quem você comunicará sua marca e seus produtos ou serviços. Afinal, o consumidor da atualidade esta munido de muita tecnologia da informação e com as ferramentas a sua disposição de forma mais acessível de que um tempo atrás (Google, Youtube, Twitter, Facebook). Agora esse consumidor que participar de todos os processos e experiências, mas a medida que ele faz isso, acaba deixando “rastros”. E diferente de todos os outros ambientes, esses “rastros” deixados na Internet podem ser medidos, lidos e pesquisados, ou seja, é tudo que as empresas precisam saber para fazer uma segmentação mais precisa. Como disse Eric Schimidt na época executivo-chefe do Google:“Nós sabemos onde você está. Sabemos onde você esteve. Podemos mais ou menos saber o que você está pensando”. Parece até assustador essa afirmação, mas o comportamento do consumidor no mundo online que agora tem muito mais liberdade e poder, molda o comportamento dele na vida real e vice-versa.

Portanto o Primeiro P, de Pesquisa, é o primeiro passo para a elaboração de qualquer projeto digital. É  nele que acaba descobrindo fatos que até então não imaginava sobre o seu consumidor. Para ter sucesso nessa fase, devem ser direcionadas todos os esforços em busca do consumidor e o que ele está procurando o que deseja. A internet agora não tem mais a vez do “achismo”, todas as decisões são feitas baseadas em números e métricas. Será nesse P que deverá ser estudado como o público-alvo pesquisa o seu negócio no Google, que palavra-chave foi empregada, a meta aqui, é ficar em primeiro lugar nos mecanismos de busca do Google para ganhar mercado. Vale lembrar que todos os usuários da internet necessariamente não consiste o seu público-alvo, e sabendo disso o quanto antes, consiguirá atingir com uma comunicação mais correta esse público. Recaptulando:  pesquise os usuários da internet, escolha o segmento e personalize soluções e comunicações especificas para o seu público-alvo. Antes  as empresas ameaçavam o consumidor em colocá-lo no SERASA, hoje o consumidor é que ameaça em colocar no Twitter.

Fonte: Os 8 Ps do Marketing Digital  (Conrado Adolpho)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Rosania Lima

Propaganda em meios interativos

publiciarty

The greatest WordPress.com site in all the land!

Wilson Melo

Para todo objetivo, um projeto.

interamidia

This WordPress.com site is the bee's knees

recorte publicitário

Fragmentos do mundo da comunicação.

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close