2ºP: Hora de Planejar

O 2ºP, como o próprio nome já diz, é a elaboração do planejamento de marketing digital. É neste “P” que será definido, por exemplo, qual será o objetivo do planejamento e qual será a missão crítica do site: venda, captação de cadastros, informação, etc.  Em alguns casos, o 2ºP também é utilizado para verificar algumas atribuições da empresa, como: qual é o seu posicionamento perante o mercado, se existe segmentação do público, verificar o que realmente a empresa vende e o que o consumidor quer, etc. Portanto, esse “P” é considerado o mais importante a ser estudado, será a partir dele que surgirá todas as outras ações a ser tomadas na internet para gerar lucros e resultados para a empresa.

 Nessa fase percebe-se um grande envolvimento no 1ºP (Pesquisa). Vamos relembrar: pesquisa dos usuários da internet, escolha do segmento,  personalização de soluções e comunicações especificas para o público-alvo. Essa foi uma etapa baseada mais em dados para conhecer o mercado, quanto ao 2ºP (Planejamento) o conhecimento e as conclusões andaram muito juntos. Se esses elementos andaram juntos, faz-se necessário formar uma equipe multidisciplinar em função de uma missão: designer, jornalista, publicitário, programador, analista de mídias sociais, analista SEO, analista de métricas, e principalmente, o dono da empresa envolvida. Esse é o primeiro passo para ter sucesso na elaboração de uma plataforma de negócios (site, portal, e-comerce) na internet. Esse site tem que ter uma meta, seja ela para vender ou divulgar um produto/serviço ou captação de e-mails, e assim que for definida a meta, inicia a execução das ações estratégicas no ambiente online, onde a equipe vai elaborar um documento contendo todas as diretrizes que guiarão o desenvolvimento do projeto, que deve ser seguido até a sua conclusão, mas ajustes será inevitável, afinal, os 8Ps do marketing digital é um processo circular. Aqui terá uma visão do todo de como o site se transformará em uma plataforma de negócios, ou seja, a reconstrução de um negócio físico em um ambiente interativo. Em resumo, aqui será feito primeiramente todas as ações no papel, para depois partir para a prática, afinal, errar no papel custa bem menos. E o envolvimento de profissionais distintos será crucial para o seu sucesso. Isto é o Planejamento de Marketing Digital.


“Não existe Marketing Digital, na verdade existe Marketing feito para o ambiente virtual. […] Quanto ao mundo Online e Off-line, tem que haver uma sinergia entre as duas partes. É necessário mexer no mundo online para influenciar no mundo off-line.”

 Conrado Adolpho

 Fonte: Os 8 Ps do Marketing Digital  (Conrado Adolpho)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s