6º P: O consumidor como veículo de comunicação

É no 6º P (Propagação) que se deve trabalhar para aumentar os Whuffies, que traduzido para uma forma pós-moderna, são os “contatos” sociais que uma empresa possuiu para realizar a comunicação pessoa a pessoa afim de obter reputação. Será com essa comunicação viral que conseguirá atingir de forma mais barata, lucrativa, eficiente e confiável consumidores dos mais diversos segmentos. Portanto, a propagação é a chave do marketing viral para uma empresa obter lucratividade e visibilidade na internet, provocando pessoas a espalharem o seu conteúdo.

 Mas para que esse grau de atividade do consumidor seja divulgado com credibilidade e aumentando a reputação da marca de uma empresa, faz-se necessário entender como o mercado se comporta através de uma regra chamada de 90/9/1. Segundo essa regra, apenas 1% das pessoas produzem conteúdo na internet, elas são conhecidas como “alfas” e tem um alto grau de influência perante os outros. E outros 9% das pessoas interagem (comentam um post, retwittam, compartilham), mas não criam, ele é conhecido como o “multiplicador”. Porém, a maioria 90% são pessoas que só consomem o conteúdo e não contribui com ele. No entanto, essa grande fatia de consumidores é a que mais interessa para qualquer marca. E atingi-las é um desafio constante. As empresas buscam formas que a rede fale dela de forma positiva, estimulando o boca a boca no ambiente web para ganhar credibilidade.

 Independente da comunicação viral de uma empresa explorar o YouTube, Facebook ou Twitter, é importante compreender que a propagação depende basicamente do consumidor e que tenha interesse relevante para ele. Comunicação viral é transformar os consumidores em divulgadores de marca. E em um gral mais elevado, é transformá-lo em advogado da empresa. Para isso precisa entender as suas necessidades e desejos, e estudar qual a sua intenção e exposição diante da empresa.

 
p.s. é preciso facilitar a vidas dos internautas para ele espalhar informações. As principais mídias sociais têm botões de “share” (compartilhar). Como esse que está logo abaixo em meu blog. Use-as!

Fonte: Os 8 Ps do Marketing Digital  (Conrado Adolpho)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s