O que é Branding ?

Branding é o nome que se dá ao processo de construção de uma marca. Ele trabalha as impressões e a relação que o público tem a respeito deste produto ou serviço, a imagem que ele passa e o que ele representa na vida de quem o adquire.

Normalmente, as grandes marcas estão associadas à garantia de qualidade, e os consumidores tendem a assumir marcas como pontos de referência. Podemos ver isso acontecer diariamente com produtos como palhas de aço, sabão em pó, eletrodomésticos e medicamentos, dentre outros. Todos eles trazem sempre consigo algum nome, uma marca forte fácil de ser lembrada e reconhecida. Fazer o consumidor recordar e reconhecer essa marca associando-a valores tão distintos, como honestidade e integridade, é o grande desafio do profissional envolvido na criação daquilo da marca, que vai ser a alma negócio. Reforçar essa imagem junto ao consumidor não é uma tarefa fácil, pois requer uma verdadeira concentração de esforços.

O Branding tem justamente o propósito de fazer com que as pessoas façam uma associação positiva de um determinado produto com uma determinada marca, persuadindo sua escolha e reforçando o valor e a satisfação que esse consumidor terá ao adquiri-lo. Essa visão define os conceitos e a personalidade da marca, adiciona valores e fideliza o cliente, que se identifica e interage com os produtos.

Por meio dessa estratégia, é possível saber qual é a visão do cliente perante uma marca e saber como iremos atuar para superar suas expectativas. A marca é o produto, a marca é o serviço, a marca é a experiência. É um contrato não falado que a empresa firma com seus clientes e é a forma de fazê-lo saber.

Uma marca é construída por 5 elementos principais, o  primeiro é o que ela representa. O segundo consiste em “contar a história e isso captura o cliente com uma ligação emocional que eles podem relacionar. O design é o terceiro componente, ele faz a cultua de toda essa experiência, das operações da empresa e com cartões de visita e websites. O quarto componente é o seu preço, que se trata de uma experiência com o cliente e estabelece o valor da marca. O componente final é o relacionamento. O relacionamento faz com que o cliente se sinta especial e parte de algo maior. E o que a marca faz? Reforça a reputação da empresa, encoraja lealdade, assegura a qualidade, transmite valor, faz crescer o acesso que o cliente pode relacionar.

E o que a marca não faz? Não consegue resgatar um produto com falhas ou uma empresa com o serviço precário.  E porque ter uma marca, pois ela identifica uma realidade, conta a história, aumenta o faturamento e constrói valores. A marca é aquilo que o cliente pensa que ela é. O que o cliente pensa sobre sua marca, ela esta causando uma boa impressão? Possui influencia? Esta resposta será o dada a longo prazo.

Fonte: web

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