O novo horizonte do Design Estratégico

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No dia-a-dia das empresas lidar com problemas e adversidades é uma situação recorrente, para isso, profissionais familiarizados com desenvolvimento de estratégias são constantemente acionados para combater os problemas surgidos, sejam eles especialistas em marketing, planejamento estratégico ou gestores. Devido à necessidade de inovação por meio da implementação de novas tecnologias e atendimento à novos mercados, as empresas estão investindo na consultoria de Design Thinking, que é a introdução de novos significados aos produtos, serviços e relacionamentos, buscando formas de resolução dos problemas através da compreensão dos fenômenos ocorridos em uma determinada corporação(empresa), gerando novos significados e estimulando os aspectos cognitivo, sensorial e emocional da experiência humana. Abduzir e desafiar as normas empresariais faz parte da base do Design Thinking.

O processo do Design Thinking é composto por algumas fases introdutórias que reúnem todas as informações necessárias para a identificação e solução dos problemas, são elas:

Imersão: Busca, inicialmente, a aproximação do contexto do projeto. Subdividida em duas partes: Imersão preliminar e Imersão em profundidade.

Imersão preliminar identifica inicialmente o problema, tecendo reenquadramentos caso necessário“Quando se inicia um projeto de Design Thinking, geralmente a equipe não conhece o tema. Portanto, realiza-se uma Imersão Preliminar como forma de aproximação do problema, muitas vezes antes do kick-off do projeto.”Design Thinking – Inovação em Negócios(vários autores).

Imersão em profundidade é um mergulho no contexto do projeto através das necessidades e oportunidades que surgem com o entendimento das experiências compartilhadas entre os envolvidos no projeto.

Análise e Síntese: Devido ao “mergulho” citado acima, a imersão causa certa confusão na cabeça de algumas pessoas, sendo necessário a análise e síntese das informações coletadas. Para isso, os problemas e soluções são organizados de maneira a obter-se padrões e a criar desafios que auxiliem na compreensão do próprio problema.

Ideação: Essa fase tem como objetivo a criação de ideias inovadoras para o tema do projeto, utilizando ferramentas para estimular a criatividade e desenvolver soluções para os problemas identificados anteriormente. O método brainstorming é um exemplo. “Brainstorming é uma técnica para estimular a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo. Geralmente realizado em grupo, e um processo criativo conduzido por um moderador, responsável por deixar os participantes a vontade e estimular a criatividade sem deixar que o grupo perca o foco.” Design Thinking – Inovação em Negócios.

Prototipação: Tem como função auxiliar a validação das ideias geradas anteriormente no projeto. Protótipos reduzem as incertezas do projeto, pois são uma forma ágil de abandonar alternativas que não são bem recebidas e, portanto, auxiliam na identificação de uma solução final mais assertiva. O processo de Prototipação inicia-se com a formulação de questões que precisam ser respondidas a respeito das soluções idealizadas. A partir disso, então, são criados modelos que representem o aspecto em aberto e que viabilizem o teste.

É notório perceber algumas semelhanças entre o processo de Design Thinking e o Planejamento Estratégico de Marketing. Ambos possuem basicamente a mesma finalidade, mas utilizam caminhos diferentes para o levantamento e coleta de dados, visando sempre a solução dos problemas e o crescimento corporativo.

 Fonte: www.plugcitarios.com

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