5º P: Promoção

Neste 5º P de Promoção, são apresentadas estratégias de como as empresas devem divulgar corretamente as suas atividades na internet, ambiente este mais do que suficiente para transformar uma empresa em um negócio lucrativo. Lembrando que essa promoção é algo mais voltado para a propagação, assunto que será discutido no 6ºP (Propagação). E como já sabemos que os 8Ps do Marketing Digital é um processo em que um “P” se apoia em outro, é portanto, nessa etapa que descobrirá como aproveitar o conteúdo que foi produzido no 4ºP (Produção). E investir com “promoção” na internet é muito mais barato em comparação aos outros meios de veiculação, além de trazer resultados tangíveis e mensuráveis de maneira significativa. Por exemplo, hoje uma empresa pode fazer anúncios para uma campanha em links patrocinados, em um hotsite ou em um portal e verificar qual deles atrai mais público de forma bem precisa.

 E afinal, hoje vivemos em outra realidade, onde não só as empresas são as responsáveis pela sua comunicação, mas também os consumidores utilizam seu “poder” para gerar comunicação. E a palavra de ordem para a comunicação de uma empresa nesse cenário de economia digital é a integração, onde os consumidores tornam-se geradores de mídias. Uma pesquisa feita pela consultoria Accenture, ouviu 10 mil pessoas em nove países, e constatou que 54% dos jovens querem criar ou compartilhar seu próprio conteúdo. Percebemos que uma nova geração digital esta surgindo, e as empresas devem estar preparadas (ou se preparando) para aprender a lidar com essa geração.

E a promoção deve ser integrada nessa economia digital. Como um anúncio só não resolve as expectativas de uma empresa (a não ser que seja um viral). E ao contrário de antigamente (ano passado já é antigamente nessa era digital), a propaganda se resumia em uma adaptação de uma mesma ideia para os outros veículos. Mas os novos tempos exigem outra postura, agora a propaganda é feita para um ambiente de convergência, e cada peça é pensada de maneira individual para cada veículo envolvido. Em suma, no 5º P as atividades da empresa são divulgadas para os consumidores, para que esses espalhem. E cada “promoção” dever ter como principio o “servir”, é ela que muda o cenário de nossa sociedade e gera reação positiva no outro. O vender será apenas uma consequência, pois é preciso ter clientes como aliados e não como meros espectadores.

Fonte: Os 8 Ps do Marketing Digital  (Conrado Adolpho)

Deixe um comentário

Rosania Lima

Propaganda em meios interativos

publiciarty

The greatest WordPress.com site in all the land!

Wilson Melo

Para todo objetivo, um projeto.

interamidia

This WordPress.com site is the bee's knees

recorte publicitário

Fragmentos do mundo da comunicação.

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close